Discussão sobre software livre e formação de professores (REFLEXÃO)


O texto que será exposto e discutido hoje será o de Maria Helena Silveira Bonilla, que se intitula como “Software livre e formação de professores: para além da dimensão técnica.” Esta é a reflexão que fiz acerca do texto. 




Bom, após a leitura do texto meus conhecimentos sobre software livre cresceram absurdamente. É necessário sim criar um modelo educacional colaborativo, onde haja uma via de mão dupla, alunos e professores e onde toda uma sociedade contribua para a disseminação de conteúdos educativos e vantajosos para a formação do individuo social, pensador e crítico. Graças ao software livre muitos jovens começaram a sonhar com um futuro de mais oportunidades, onde as tecnologias tornam possível o desenvolvimento de diversos avanços. Ainda há muito que se fazer com relação a este conteúdo, porque graças à falta de incentivo ele ainda é visto como obsoleto e completamente complicado, mas aos poucos e com a colaboração de todos, o sistema operacional tem grandes chances de ser a cada dia mais robusto e se tornar até mais fácil e utilizável.



O mercado capitalista nunca se preocupou com a inclusão digital, muito pelo contrário, só dissemina os ideais de exclusão por completo. Muitas áreas do Brasil e do mundo ainda não possuem acesso a tecnologias devido à privatização destas, até a própria banda de frequências que paira pelo ar é controlada por empresas privadas. Então o acesso a tecnologia e a ferramentas de pesquisas em algumas regiões se tornam extremamente limitadas. Com a inserção do software livre, a inclusão digital se torna possível,  e a cada dia mais pessoas são colocadas no mundo tecnológico, nem que seja apenas como colaboradoras culturais contando histórias e espalhando conhecimento, afinal o software livre é diverso e abarca todo tipo de conhecimento, para que mais do que um consumidor de uma máquina binária, todos nós sejamos a cada dia mais humanos e conhecedores da nossa realidade. 


Muitos problemas ainda há com relação à inserção do software livre e estes vão do desconhecimento dos professores até a própria dificuldade encontrada pelos discentes, mas é necessário superar com muita força essas adversidades, já que as vantagens deste sistema para a cultura se apresenta de forma bastante clara. Na UFBA, em um curso de licenciatura estou tendo o prazer de conhecer esta ferramenta em duas disciplinas diferentes, onde estou abrindo meu leque de possibilidades e destruindo alguns conceitos que a sociedade capitalista e a indústria global inseriram na minha mente. É necessário a cada dia mais lutar pelo software livre, pela liberdade de expressão, pela liberdade educacional e pela liberdade de conteúdos. É necessário ir contra ao mercado que limita e segrega o conhecimento apenas a quem tem capital. Para que o sistema operacional livre funcione ainda precisaremos enfrentar muitas barreiras, muitas delas econômicas e mercantis, mas juntos poderemos ser mais fortes na luta pela educação livre. 




Comentários

  1. Se o cenário todo mudou, o que se espera é que os professores não tenham a mesma postura e o mesmo comportamento que funcionava no passado, certo? Em teoria, sim, mas essa ainda não é a realidade de grande parte das escolas, que precisam ajudar os docentes constantemente nesse processo de quebra de paradigmas de algo tão consolidado como o antigo modelo de ensino-aprendizado.

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