O mundo e a cibercultura parte 1

Olá, galera!
Estou aqui com mais uma discussão que fiz através de um texto. Desta vez o texto é de André Lemos e se chama "Cibercultura. Alguns pontos para compreender a nossa época".
Essa é a parte 1
Espero que gostem e aproveitem a leitura! 


Com o advento da tecnologia, muitos termos surgiram, começaram a fazer parte do nosso cotidiano e se tornaram objetos de estudo de várias áreas do conhecimento, a cibercultura é um destes. A partir da leitura do texto de André Lemos, que se chama “Cibercultura. Alguns pontos para compreender a nossa época.”, pude observar e refletir sobre diversos aspectos que estão relacionados ao significado da palavra e como ela está influenciando as nossas vidas de forma tão crucial.

O primeiro aspecto que pude observar foi que através do próprio conceito de cibercultura, já é perceptível quanta influencia a tecnologia exerce no nosso cotidiano e nas nossas vidas em geral, segundo o autor, “cibercultura é a forma sociocultural que emerge da relação simbólica entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base microeletrônica que surgiram com a convergência das telecomunicações com a informática na década de 70”. Ou seja, a cibercultura mostra o quanto a nossa cultura pós-moderna é marcada pelas tecnologias digitais, quanta soberania ela carrega sobre a nossa vida social e que também marca uma grande divergência de opiniões acerca da modernidade.

André Lemos explica as origens da cibercultura e conta a história deste fenômeno em ordem cronológica, mostrando também as mudanças que a tecnologia trouxe em cada época e como hoje em dia ela se apresenta, destacando o desenvolvimento dos dispositivos de comunicação através do crossover entre informática e telecomunicações, que gerou a sociedade da informação.

Resultado de imagem para cibercultura

Comentários

Postagens mais visitadas

Discussão sobre software livre e formação de professores (REFLEXÃO)

Arduino e os seus conceitos básicos.

As duas versões da educação com tecnologia.