Porque o mercado tecnológico é machista?
A resposta para esta pergunta é diretamente: Não sei!
Porém, através desta postagem eu darei a entender aos poucos como funciona o mercado na área de tecnologia.

Ao provocar esta discussão em uma roda de amigos surgiram comentários diversos com relação a este tema. Uma das coisas que citaram foi: "A empresa onde eu trabalho contrata mulheres, só não há muitas mulheres dentro da área". Realmente, o número de mulheres dentro da área de tecnologia é muito reduzido, mas há motivos claros para isso.
1) Sofrimento com preconceito dos colegas ;
2) O mercado no geral prefere homens devido ao fato destes não engravidarem;
3) Infelizmente os conceitos de papéis sociais ainda se fazem presentes na sociedade atual, com isso as áreas ainda são estereotipadas como femininas e masculinas. Então, como as áreas tecnológicas são vistas como masculinas, há poucas mulheres ingressando;
4) Falta de incentivo desde a infância;
5) Por acharem que não são boas o suficiente;
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE, apenas 20% das pessoas que atuam dentro do mercado de TI são mulheres. E é comprovado que as profissionais femininas de TI possuem um grau de instrução mais elevado, porém ganham 34% a menos que os homens.
Sinto isso na pele pois sou técnica formada na área de eletrônica e ainda encontro dificuldade para conseguir um estágio. Semana passada surgiu uma vaga que foi repassada para todos os antigos alunos já formados, onde todos enviaram o contato na esperança de receber um retorno, mas o que aconteceu foi que apenas os homens da minha antiga classe receberam a ligação para a entrevista, todas as meninas acharam estranho o acontecido, mas esperamos até o fim do dia esperançosas para que recebêssemos também a oportunidade. O que aconteceu foi que eu liguei para o RH e descobri que a vaga era apenas masculina.
A situação não me surpreendeu, já que esta não é a primeira vez que isto ocorre. Por muitas vezes nós mulheres somos colocadas na posição de inferiores, e somos subestimadas o tempo todo, já que temos que provar muito mais para ganharmos os mesmos salários dos homens, e em grande parte das vezes nada acaba ocorrendo. Cerca de 70% das vagas que tive acesso nos sites relacionados ao mercado, eram voltadas para apenas os homens.
A naturalização dos esteriótipos se apresenta como uma das principais barreiras das mulheres dentro da tecnologia. Muitas acreditam (assim como eu acreditei durante muito tempo) que não leva jeito pra área. As mulheres convivem desde sempre com a falta de incentivo, já que desde pequenas são presenteadas com bonecas ao invés de brinquedos que desenvolva a lógica matemática, mecânica e até física.
A sexualização do corpo feminino também é outra barreira, pois muitas mulheres são assediadas dentro do mercado que é composto majoritariamente por homens, algumas chegam até a sofrer chantagens diversas.
Por fim, a culpa do mercado ser machista é uma soma de vários fatores, o que precisamos fazer é destruir essas barreiras e lutarmos a cada dia mais pelo nosso espaço!

Comentários
Postar um comentário